Design: AQUI TEM! Aplicações do design
Levando em consideração que o design partiu do termo desenho industrial e pelo próprio nome, difere-se da condição do artesanato (feito manualmente) considere que este é uma atividade no campo da inovação tecnológica, que envolve o desenvolvimento de produtos, usabilidade, qualidade estética, mercado, etc.
Por sua vasta aplicação e multidisciplinaridade ele é, muitas vezes, confundido com as áreas de artes, informática, arquitetura, publicidade e estranhamente, de marketing, mas não.
O design é uma ciência abrangente e complexa, não é desenho, necessita de conteúdo, de complementação teórica e um designer pode atuar em diferentes áreas, sejam elas educativas, artísticas e ou profissionais.
Fazendo um rascunho mental posso apontar diferentes abordagens do design: gráfico, produto, embalagens, interação, web, editorial, aplicações…
Gráfico: Área especializada na apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação, cujo processo técnico envolve o uso de texto e imagens para comunicar mensagens, ideias e conceitos, tais como editorial, embalagens, identidade visual, sinalização.
Interação: Área especializada na interação humana através de artefatos interativos que funciona como uma comunicação interpessoal, tais como web sites, jogos eletrônicos, softwares.
Instrucional: Área especializada na criação de experiências de aprendizado, tornando-o mais fácil, tais como produção de material didático, criação de cursos presenciais ou on-line.
Thinking: Método para solução de problemas que inicia a resolução dos problemas através de uma solução, diferente do método científico que se inicia definindo parâmetros do problema para definição de objetivos.
Este é apenas um esboço para iniciar uma relação mais ampla com a área… Design tem inúmeras outras vertentes e no decorrer do processo do blog vamos falando mais algumas!
Até a próxima!
Lia